Buscar
  • Iznel Placas

Detran.SP - Serviços digitais: mais opções e agilidade, sem sair de casa

Atualizado: Mar 28

O Detran.SP trabalha para garantir acesso digital aos principais serviços públicos do Estado.


Nos últimos meses, a quantidade de serviços online disponíveis aumentou em 48%. Há mais de 60 opções no portal e aplicativo, todas com segurança, agilidade e conforto.



CANAIS OFICIAIS DO DETRAN.SP


Serviços oferecidos nos canais oficiais:

Referentes a veículos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) acesse o portal www.detran.sp.gov.br ou o instale o aplicativo ‘Detran.SP’, na loja de aplicativos do seu celular (Google Play ou App Store).


Há ainda mais de 70 opções digitais no portal www.poupatempo.sp.gov.br ou no aplicativo Poupatempo Digital.


Fale com o Detran.SP:

Em caso de dúvidas, entre em contato pelos canais de atendimento no www.detran.sp.gov.br. No Fale com o Detran há informações sobre procedimentos, prazos, taxas, canal de denúncias, reclamações, elogios e sugestões.


Serviços que podem ser realizados online:

Pelo aplicativo ou portal existem mais de 60 opções de atendimentos online: renovação simplificada e segunda via de CNH, licenciamento, transferência, registro e liberação de veículo, consulta de multas e de pontuação na CNH, indicação de condutor, pesquisas de peças usadas, Centro de Formação de Condutores (CFCs) e de Empresa Credenciada de Vistoria (EVC), entre outros.

Acesse www.detran.sp.gov.br e clique em Serviços Online.

CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO


Renovação de CNH de forma online:

É possível fazer a renovação simplificada da CNH, desde que não necessite alterar dados como: mudança de categoria, de sobrenome (exceto exercício de atividade remunerada), e que não esteja suspensa ou cassada.


Para solicitar, acesse www.detran.sp.gov.br, selecione Habilitação, Renovação Simplificada da CNH. Após agendamento e aprovação nos exames médico e psicológico (caso exerça atividade remunerada ou solicite a inclusão) com um profissional credenciado, é possível baixar no celular a CNH Digital, atualizada pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), do Governo Federal, disponível nas plataformas Android e IOS, para receber o código e baixar no celular a sua CNH Digital atualizada.


Vale lembrar: CNHs e Permissões para Dirigir (PPDs) vencidas a partir de 19/02/2020 foram prorrogadas por tempo indeterminado, conforme Resolução do Contran nº 782/2020 e não há necessidade de renovar os documentos expirados.


Solicitar pelo site a 2ª via da CNH ou Permissão Para Dirigir

Os documentos são disponibilizados de forma 100% digital no Estado de São Paulo.


Faça o pedido em www.detran.sp.gov.br no item habilitação, efetue o pagamento da taxa e obtenha o documento.


Depois, acesse a versão digital disponível para download no aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT, do governo Federal.


Neste momento, não haverá impressão do documento. A via impressa da sua CNH será enviada para seu endereço cadastrado junto ao Detran.SP, após a normalização dos serviços públicos.


Incluir EAR (Exerce Atividade Remunerada) na CNH:

A inclusão da sigla EAR na Habilitação pode ser solicitada pelo portal do Detran.SP apenas em caso de renovação simplificada do documento.


Para exercer atividade remunerada de transporte de bens ou pessoas, além de realizar exame médico, é necessário passar por avaliação psicológica com profissional credenciado. Todo o processo está em www.detran.sp.gov.br, no link Habilitação, depois Renovação Simplificada.

VEÍCULOS


Como proceder com licenciamento de veículos:

Não requer ida a postos do Detran.SP ou do Poupatempo. Com o número do Renavam, após pagar os débitos vinculados ao veículo e a taxa do licenciamento em terminais de autoatendimento, agências bancárias, internet banking ou casas lotéricas, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ficará disponível para download e impressão no item Licenciamento Digital no portal do Detran.SP, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT, do Governo Federal, e ainda no portal de serviços do Denatran (https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br).


Para veículo categoria aluguel, o licenciamento digital será processado, permitindo a circulação. Após normalização dos atendimentos presenciais, será preciso comparecer a uma unidade e apresentar a autorização emitida junto ao órgão responsável pela respectiva concessão ou autorização para

conclusão do serviço.


O licenciamento anual continua obrigatório?

Sim. O licenciamento anual é um procedimento obrigatório que autoriza a circulação do veículo em vias públicas.


A falta de licenciamento é uma infração de trânsito prevista no artigo 230, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é de porte obrigatório?

Sim, conforme previsto no artigo 133 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


No entanto, o porte do CRLV será dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao devido sistema informatizado para constatar se o veículo está licenciado.


O CRLV digital tem a mesma validade jurídica da versão impressa?

O CRLV no Estado de São Paulo é 100% digital desde 08/05/2020. A versão impressa não é mais emitida pelo Detran.SP.


Assim, o proprietário deverá acessar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e) em www.detran.sp.gov.br, no item Veículos, depois Licenciamento; no aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT, do Governo Federal; e ainda no portal de serviços do Denatran (https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br).


O proprietário do veículo poderá imprimir o documento no formato eletrônico,

que tem a mesma validade jurídica.