top of page
Buscar
  • Foto do escritorBruno Augusto Ferreira

O que a nova placa traz de diferente?

Enquanto a placa cinza traz uma combinação de três letras precedendo quatro números, a Mercosul é formada por três letras, um número, outra letra e dois algarismos, nessa ordem.

A troca de um número por uma letra permite quantidade muito maior de combinações alfanuméricas: serão possíveis cerca 450 milhões de combinações, a serem compartilhadas entre todos os países do Mercosul. Bem mais do que as 175 milhões de possibilidades das atuais placas com fundo cinza.


Além disso, as novas placas preveem um banco de dados integrado entre os países que adotam o formato, permitindo aos agentes de trânsito e polícias consultarem as informações de determinado veículo, seja ele registrado no Brasil, na Argentina, no Paraguai e no Uruguai. O Denatran informa que esse sistema já está operante.


O padrão Mercosul também deixa de adotar o lacre, substituído pelo QR Code - código bidimensional que permite consultar os dados veiculares, bem como rastrear a produção de determinada placa, com o objetivo de prevenir clonagens. O QR Code pode ser lido por meio do aplicativo Vio, que tem download gratuito para dispositivos Android e iOS.


Para completar, a cor dos caracteres muda de acordo com a categoria do veículo:


Preta -- carro particular


Cinza -- veículo antigo de coleção


Vermelha -- comerciais ou de aprendizagem


Amarela -- diplomático ou consular


Verde -- especial (como protótipos de testes)


Azul -- veículos de órgãos oficiais.

969 visualizações0 comentário
bottom of page